domingo, 24 de março de 2013

Contracultura


A contracultura foi um movimento sócio cultural da década de 1960 que se espalhou para o mundo mobilizando e contestando a cultura estabelecida. O movimento incluiu protestos contra a guerra canalizando os pensamentos organizados; a experiência com as drogas que buscou a expansão da consciência abrindo as portas da percepção (grande uso de LSD e maconha); a questão sexual foi encarada como uma experiência sem preconceitos e de pura experimentação; enquanto seguia-se a busca de respostas no estudo do existencialismo altamente influenciada pelas filosofias do oriente.


A cidade de San Francisco também tinha uma tradição de ativismo político, estudantes locais, reagindo à repressão de sua liberdade de expressão promoveram amplas manifestações e greves dentro dos campus. Esse ativismo político estudantil serviu de base para as atividades políticas e culturais de Bay Área nos anos 60. O cenário musical de San Francisco adotou salões antigos para os shows onde a comunidade participasse e vibrasse em sintonia dentro dos rituais psicodélicos. Através de cartazes multicoloridos, estilizados e extraordinariamente detalhados os shows eram divulgados e arrastavam multidões que dançavam de mãos dadas em formas livres de improvisação e auto-expressão.

                                                                             San Francisco Haight-Ashbury (Hippie invasion)


A banda Grateful Dead Dead foi o principal responsável por explorar o território da improvisação se utilizando de jams improvisadas e longas transições musicais entre suas canções (território até então dos músicos de Jazz). Outra banda que fez sucesso foi o Big Brother and the Holding Company com sua vocalista principal Janis Joplin que não tinha papas na língua, quando bebia e cantava suas músicas num estilo gritado e rouco tornando-se uma das melhores cantoras brancas de blues da época. Após as atividades culturais da região começaram a ser divulgadas nacionalmente pela mídia o primeiro festival nacional de Rock (Monterey Pop) intercalou durante três dias artistas famosos e desconhecidos para uma multidão de duzentas mil pessoas. Posteriormente os valores transmitidos pela contracultura de integridade e idealismo humanitários foram ultrapassados nos anos 70 onde as letras se desviaram da crítica social para temas menos políticos como sexo, drogas e Rock And Roll

                                                                                              Janis Joplin

Hoje faremos diferente, postarei abaixo um belo documentário produzido pelo History Channel que vai muito além do texto escrito acima, assistam!


OBS: Tudo que está escrito aqui é um hiper resumo e convém buscar por conta própria muitíssimas outras informações a respeito de cada parágrafo. Formular e responder questões, aprofundar o assunto, ir até as fontes e ampliar o conteúdo lido; é impossível abarcar todas as relações entre os fatos que aconteceram num blog, e aliás, o que mais sinceramente me interessa é que a partir disso vocês busquem e construam cada um a sua versão da história do Rock. Pedra que rola não cria limo!


                                                                                   Edinei Fábio de Vale (Funxo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário