domingo, 10 de março de 2013

A primeira geração de rockers


       Domingão de chuva e a caravana Rock and Roll segue. Hoje é um post especial, listamos de fato os primeiros rockers da história, com Fats Domino, Bill Haley, Chuck Berry e Little Richard dão o ar da graça e são os maiores responsáveis por solidificar as bases do estilo nascente, mas antes é útil compreender por que o rock foi motivo de tanto sucesso.
Após a Segunda Guerra Mundial pela primeira vez os jovens norte-americanos não precisavam trabalhar e bem pelo contrário ganhavam uma “ajuda de custos”, que foi o alvo de empresários preocupados em preencher essa lacuna com itens básicos, esses itens variavam entre roupas, cosméticos, alimentos,  carros e música. A indústria infelizmente só foi capaz de produzir uma “parada de sucessos” banal e carente de identificação com o cotidiano dos jovens.
            Pequenas estações de rádio negras que tocavam R&B atraíram o público adolescente branco. Neste espaço Alan Freed um Disk Jockey (DJ) comandava um programa de R&B entitulado “Alan Freed’s Moon Dog Rock and Roll House Party” e foi o responsável por popularizar o nome do nascente estilo. O Rock And Roll nada mais era do que uma mistura de R&B, Blues, Country E Gospel onde seus ouvintes reagiam movendo seus corpos enquanto as letras contavam histórias adolescentes sobre amor, danças, escola, música e sexo. Muitos desses jovens enxergaram no rock uma expressão de rebeldia e uma inquietude crescente contra o sistema rígido e conservador. Através da mistura surgiram duas gerações de roqueiros: a primeira conteve negros famosos antes de 1956 – com Fats Domino, Bill Haley, Chuck Berry e Little Richard; e a segunda, um grupo branco liderados por Elvis que foram mais longe no sucesso comercial.
Fats Domino era um artista R&B de Nova Orleans e aprendeu desde os nove anos de idade a tocar piano e que em meados de 1959 subiu nas paradas de sucesso com uma banda formada por bateria, piano, guitarra, saxofone. Sua mistura musical incluía um vocal com sotaque o qual dava além de tudo sua personalidade alegre ao Rock e grande vigor devido ao seu estilo Boogie Woogie.
                                                                                             Fats Domino
Já Bill Haley compactuava da mesma cor de pele de seus fãs e criou uma colagem de música rápida, bem ritmada e muito dançante cantando o modo de vida dos adolescentes dos anos 50. Halley com sete anos de idade aprendeu a tocar violão sozinho e além de excursionar com uma banda de C&W trabalhou como DJ, locutor esportivo e apresentador de seu próprio programa de música ao vivo. Em suas visões de sucesso misturou o Country com o R&B assegurando seu lugar de sucesso principalmente com a decisão de utilizar a música Rock Around the Clock como música de fundo dos créditos de abertura do filme de 1955 Sementes da Violência. Os adolescentes tinham agora um hino do Rock e Bill Haley era o primeiro astro branco, mas a América ainda estava atrás do ídolo perfeito e o gordinho meio careca de vinte e oito anos não servia para o papel.
                                                                                   Bill Haley
            Little Richard fez sucesso com seu singular desempenho no palco, seu estilo de cantar altamente emotivo e com gritos de falsete levaram sua música ao sucesso. Richard influenciou com sua performance e voz emocionada toda uma geração de roqueiros dos anos 60 sem contar, na sua personalidade andrógina que iria refletir futuramente em Mick Jagger, David Bowie, Jimi Hendrix e outros.
                                                                                                     Little Richard
Chuck Berry aclamado como pai do Rock And Roll antes de tudo foi cantor no coro da Igreja Batista e ao longo de sua adolescência foi inundado por vários estilos musicais devido à localização geográfica de St. Louis sua cidade natal. Além de ser autodidata desenvolveu o estilo de tocar guitarra da época fundindo elementos do Blues e do Country. A ascensão ao sucesso é marcada por controvérsias, porém, o jovem de 30 anos falava aos adolescentes como ninguém e suas performances (como o andar de pato) foram copiadas por inúmeros guitarristas de Rock, infelizmente problemas com a lei o tiraram de cena por um tempo e quando tentou voltar, não obteve o sucesso de outrora. A sua importância para o desenvolvimento da técnica da guitarra elétrica dentro do Rock foi da mais alta relevância, Chuck criou as primeiras frases de guitarra no estilo, levou o instrumento ao centro das atenções e influenciou a próxima geração de guitarristas de forma tal que até hoje, é considerado o “pai da guitarra elétrica”.
                                                                                    Chuck Berry

Abaixo seguem os links exemplificando cada parágrafo acima, nada adianta ler sem ouvir.






OBS: Tudo que está escrito aqui é um hiper resumo e convém buscar por conta própria muitíssimas outras informações a respeito de cada parágrafo. Formular e responder questões, aprofundar o assunto, ir até as fontes e ampliar o conteúdo lido; é impossível abarcar todas as relações entre os fatos que aconteceram num blog, e aliás, o que mais sinceramente me interessa é que a partir disso vocês busquem e construam cada um a sua versão da história do Rock. Pedra que rola não cria limo!


                                                                                     Edinei Fábio de Vale (Funxo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário