quinta-feira, 14 de março de 2013

A segunda geração


Por volta de 1955 músicos jovens, brancos, naturais do sul e com raízes no Country foram influenciados pela primeira geração de rockers, cada um à sua maneira, foi adaptando as influências recebidas ao seu estilo de cantar e tocar, e após levarem as guitarras para o primeiro plano explodiram no cenário musical com enormes recompensas financeiras.
            Elvis Presley vindo do Mississipi após cantar That’s All Right (Mama) criou uma síntese entre o Blues e o Country dando origem ao um estilo chamado Rockabilly. As apresentações de Elvis impulsionavam sua carreira onde os fãs ficavam enlouquecidos com seu estilo de cantar e dançar. Elvis também fez muitas aparições na TV onde também estrelou quatro filmes antes de ir para o exército em 1958. Em seu legado deixou uma habilidade única de fundir elementos da música negra e branca usando de suas apresentações libidinosas para arrebatar o público adolescente. Em sua primeira fase (Rockabilly) gravou, se apresentou e teve suas canções tocadas na rádio; na sua segunda fase (Rock And Roll) usou de divulgação no rádio, televisão, livros, filmes e alcançou o mercado nacional solidificando o Rock And Roll como um estilo de música popular.
                                                                                               Elvis Presley

Jerry Lee Lewis também deu sua contribuição ao rock partindo do sul dos EUA para Memphis onde se tornou um artista de sucesso pela Sun Records com suas influências da música Country, Gospel e Blues. Em 1957 com a música Greats Balls of Fire chegou ao topo e acabou caindo gradativamente após a imprensa britânica revelar que sua noiva além de ter menos que quatorze anos, era sua prima. Com a turnê cancelada e de volta para seu país não conseguiu mais alcançar o topo fazendo apenas apresentações de música Country. Lewis era capaz de uma intensidade musical inacreditável tornando seu show eletrizante. Vocais expressivos, golpes (com qualquer parte do corpo) no piano e suas letras sensuais fizeram dele um exemplo de rebelde para uma geração inteira de adolescentes.
                                                                                          Jerry Lee Lewis

            Buddy Holly encontrou seu espaço no estado do Novo México onde fundiu: o estilo romântico, guitarra estilo Country e harmonias vocais com, o “backbeat” das raízes negras, com a espontaneidade do Rockabilly. Também foi o maior cronista dos amores juvenis, valorizando os recursos tecnológicos como gravação em vários canais e também, popularizou um modelo de guitarra produzida pela Fender batizado de modelo Stratocaster, vale enfatizar que esse modelo se mantém no mercado até os dias atuais como um dos modelos mais vendidos.
                                                                                                        Buddy Holly

No fim da década o grupo de artistas negros fazendo Blues e R&B deu lugar aos artistas brancos tocando uma fusão de Rockabilly, rock clássico primitivo e R&B. Se os primeiros não usavam muito da censura e falavam de rebeldia e sexo, os segundos cantavam o amor e a rejeição. Se a primeira geração moldou a forma e forçou a entrada dessa fusão de estilos nas paradas musicas, a segunda organizou, reestruturou e vendeu para a os quatro cantos da América o recém nascido Rock and Roll.

Vejamos na íntegra cada um deles:





Nenhum comentário:

Postar um comentário