Voltando-se
ao passado musical da África e Europa encontramos elementos musicais distintos
que aparecem frequentemente no Rock, são padrões diversos provenientes de aldeias africanas que foram se misturando à música européia por volta da década de 50 ganharam a preferência dos jovens americanos sendo batizado de Rock And
Roll. Desdobrando-se em duas gerações na década de 50,
a primeira
conquistou o sucesso nas paradas populares com uma síntese dos estilos branco e
negro; dominada por um forte acompanhamento instrumental as letras celebravam
as experiências de vida dos adolescentes depois da Segunda Guerra Mundial como
amor, danças e alusões ao sexo.
Todo estilo musical novo é uma fusão de elementos que já estavam disponíveis, situações sociais e
heranças culturais. .
O Rock é uma mistura de Blues, Country, Gospel e Boogie
Woogie, e hoje
vamos ler como o Blues deu a sua contribuição
para chegarmos ao primeiro modelo do que pode se chamar de Rock and Roll.
O Blues tem raízes na África com a vinda dos
escravos para os Estados Unidos da América. Procurando manter sua cultura na
região sul do país, mais precisamente no delta do rio Mississipi, preservaram
em seus costumes as “work songs”, os esquemas de “chamado-e-resposta”,
e o estilo “holler”. Da aculturação aqui sofrida adotaram a harmonia européia (I, IV, V) dos corais protestantes, a escala heptatônica
(mesclando com quartos de tom), e as estrofes com as duas primeiras frases
repetidas (esquema pentâmetro jâmbico com origem nas baladas anglo-saxônicas).
Sua instrumentação variava entre violão aço, harmônica, banjo, rabeca, taboa de
lavar, caixas de sabão ou charutos e etc. Muitas vezes os violões eram tocados
com “slides” (gargalo de garrafa ou lâmina) desafinando a nota ou com “bends” (técnica que consiste em mudar a afinação da nota durante sua execução). Sua temática incluía adversidades, relacionamentos desgraçados, malícias
e conflitos. Seus maiores representantes foram: Robert Johnson, Blind Lemon
Jefferson, Huddie Ledbetter (ou Leadbelly) e Muddy Waters.
Com a migração para cidades do norte como Chicago houve um florescimento do
blues urbano agora dentro das “joint houses”. Dentro desses bares houve
a necessidade da eletrificação dos instrumentos, nesse contexto surgiu através
da banda de Muddy Waters a configuração para as bandas de rock clássico com
bateria, baixo, piano e guitarra rítmica e para completar uma guitarra solo (e
ao mesmo tempo rítmica). Os "bluesmen" urbanos de maior projeção foram Willie Dixon, Elmore James,
John Lee Hooker, B.B. King, Aaron “T-Bone” Walker, Lightnin’ Hopkins e Muddy Waters.
Abaixo, Leadbelly e Robert Johnson exemplificando o texto acima.
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