sexta-feira, 8 de março de 2013

Os elementos que formaram o Rock (parte 1)

          Voltando-se ao passado musical da África e Europa encontramos elementos musicais distintos que aparecem frequentemente no Rock, são padrões diversos provenientes de aldeias africanas que foram  se misturando à música européia por volta da década de 50 ganharam a preferência dos jovens americanos sendo batizado de Rock And Roll. Desdobrando-se em duas gerações na década de 50, a primeira conquistou o sucesso nas paradas populares com uma síntese dos estilos branco e negro; dominada por um forte acompanhamento instrumental as letras celebravam as experiências de vida dos adolescentes depois da  Segunda Guerra Mundial como amor, danças e alusões ao sexo. 
         Todo estilo musical novo é uma fusão de elementos que já estavam disponíveis, situações sociais e heranças culturais. . O Rock é uma mistura de Blues, Country, Gospel e Boogie Woogie, e hoje vamos ler como o Blues deu a sua contribuição para chegarmos ao primeiro modelo do que pode se chamar de Rock and Roll. 
           O Blues tem raízes na África com a vinda dos escravos para os Estados Unidos da América. Procurando manter sua cultura na região sul do país, mais precisamente no delta do rio Mississipi, preservaram em seus costumes as “work songs”, os esquemas de “chamado-e-resposta”, e o estilo “holler”. Da aculturação aqui sofrida adotaram a harmonia européia (I, IV, V) dos corais protestantes, a escala heptatônica (mesclando com quartos de tom), e as estrofes com as duas primeiras frases repetidas (esquema pentâmetro jâmbico com origem nas baladas anglo-saxônicas).  
            Sua instrumentação variava entre violão aço, harmônica, banjo, rabeca, taboa de lavar, caixas de sabão ou charutos e etc. Muitas vezes os violões eram tocados com “slides” (gargalo de garrafa ou lâmina) desafinando a nota ou com “bends” (técnica que consiste em mudar a afinação da nota durante sua execução). Sua temática incluía adversidades, relacionamentos desgraçados, malícias e conflitos. Seus maiores representantes foram: Robert Johnson, Blind Lemon Jefferson, Huddie Ledbetter (ou Leadbelly) e Muddy Waters.
            Com a migração para cidades do norte como Chicago houve um florescimento do blues urbano agora dentro das “joint houses”. Dentro desses bares houve a necessidade da eletrificação dos instrumentos, nesse contexto surgiu através da banda de Muddy Waters a configuração para as bandas de rock clássico com bateria, baixo, piano e guitarra rítmica e para completar uma guitarra solo (e ao mesmo tempo rítmica). Os "bluesmen" urbanos de maior projeção foram Willie Dixon, Elmore James, John Lee Hooker, B.B. King, Aaron “T-Bone” Walker, Lightnin’ Hopkins e Muddy Waters.

Abaixo, Leadbelly e Robert Johnson exemplificando o texto acima.




Nenhum comentário:

Postar um comentário