sábado, 23 de março de 2013

Soul Music



          Foi chamada de Soul Music a composição baseada no R&B do final dos anos 50, com a emoção dos vocais do Gospel, contrabaixo sincopado e letras retratando a experiência de vida afro-americana nos anos 60 (romance, desilusão, amor, luxúria, orgulho, sofrimento e luta). Nascida permeada pela tradição religiosa do sul dos EUA foi adotada pela comunidade (negra) como um símbolo do orgulho negro e consciência racial.

                                       Comunidade africana dançando

Ray Charles gravou em 1954 um novo estilo de vocalização dentro do R&B, em meados da década de 60 esse estilo gritado o levou a ser saudado como o “gênio do soul” alcançando ampla aceitação comercial. Enquanto isso, James Brown empolgava a platéia com sua voz rouca e seus movimentos acrobáticos no palco. Seus movimentos tão comuns entre os membros da igreja batista pentecostal e com raízes africanas eram copiados por muitos outros artistas como Michael Jackson e Mick Jagger. Já Aretha Franklin que foi coroada como a rainha do soul possuía a herança Gospel adquirida na mais tenra idade e, combinava vocalizações explosivas, passionais, e sublimes com acompanhamento de piano (base para seu estilo). A Soul Music não conseguiu competir com os artistas da Motown e a invasão inglesa ficando relegado a uma categoria de pessoas de segunda classe. Para muitos foi um estilo unificador e foi interpretado como uma expressão artística honesta e autentica da estética cultural e musical negra.

                                       James Brown dançando (qualquer semelhança com Dave Lee Roth não é mera coincidência)

A gravadora Motown foi o lado B da Soul Music e veio do norte (Detroit). Dirigida pelo empresário Berry Gordy Jr. a Motown ficou conhecida pelo seu próprio som, além de estabelecer ligação com a comunidade negra local e lapidar seu produto final para que fosse apresentado à América branca. A habilidade de combinar saborosamente ingredientes musicais em um som coeso, agradável e com êxito comercial foi a grande jogada da gravadora. A banda de estúdio foi apelidada de Funk Brothers sendo a essência do som da gravadora. A bateria (Benny Benjamin) criou uma base rítmica relativamente simples e ganhou o rótulo de precussor do “groove”. James Jamerson no baixo foi reconhecido por ampliar o papel do baixo na música popular através de execuções mais complexas e sincopadas.  

                                         The Jacksons: Marlon, Tito, Michael, Jackie and Randy       

Parte da genialidade também estava na maneira que os instrumentos eram combinados, percebendo que suas músicas eram tocadas em rádios que produziam um som ruim a Motown trabalhou para sua musica superar essas limitações, enquanto certos elementos da música eram enfatizados outros eram empurrados para o fundo. No final dos anos 60 as letras também incluíram nas temáticas a dificuldade de se viver na classe baixa, as guitarras incorporavam o wah wah e o baixo já era sincopado ao estilo funk (som que influenciaria muitos músicos na década de 70). Entre seu elenco de músicos estiveram as Marvelettes, Mary Wells, e o Miracles com seu líder Smokey Robinson, Marvin Gaye, Os Jacksons, e obviamente Michael Jackson. De 1964 a 1971 a Motown se tornou a trilha sonora de muitos adolescentes, influenciou muitos artistas da década de 60 e 70 e atingiu ampla camada da América jovem e branca onde alcançando grande sucesso comercial.

Segue alguns vídeos dos artistas citados.






OBS: Tudo que está escrito aqui é um hiper resumo e convém buscar por conta própria muitíssimas outras informações a respeito de cada parágrafo. Formular e responder questões, aprofundar o assunto, ir até as fontes e ampliar o conteúdo lido; é impossível abarcar todas as relações entre os fatos que aconteceram num blog, e aliás, o que mais sinceramente me interessa é que a partir disso vocês busquem e construam cada um a sua versão da história do Rock. Pedra que rola não cria limo!


                                                                                   Edinei Fábio de Vale (Funxo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário