Foi chamada de Soul Music a composição baseada no R&B do final dos anos 50, com a
emoção dos vocais do Gospel,
contrabaixo sincopado e letras retratando a experiência de vida afro-americana
nos anos 60 (romance, desilusão, amor, luxúria, orgulho, sofrimento e luta).
Nascida permeada pela tradição religiosa do sul dos EUA foi adotada pela
comunidade (negra) como um símbolo do orgulho negro e consciência racial.
Comunidade africana dançando
Ray Charles gravou em 1954 um novo estilo de vocalização dentro do R&B, em meados da década de 60 esse estilo
gritado o levou a ser saudado como o “gênio do soul” alcançando ampla aceitação
comercial. Enquanto isso, James Brown empolgava a platéia com sua voz rouca e
seus movimentos acrobáticos no palco. Seus movimentos tão comuns entre os
membros da igreja batista pentecostal e com raízes africanas eram copiados por
muitos outros artistas como Michael Jackson e Mick Jagger. Já Aretha Franklin que
foi coroada como a rainha do soul possuía a herança Gospel adquirida na mais tenra idade e, combinava vocalizações
explosivas, passionais, e sublimes com acompanhamento de piano (base para seu
estilo). A Soul Music não conseguiu
competir com os artistas da Motown e a invasão inglesa ficando relegado a uma
categoria de pessoas de segunda classe. Para muitos foi um estilo unificador e
foi interpretado como uma expressão artística honesta e autentica da estética
cultural e musical negra.
James Brown dançando (qualquer semelhança com Dave Lee Roth não é mera coincidência)
A gravadora Motown foi o lado B da Soul
Music e veio do norte (Detroit). Dirigida pelo empresário Berry Gordy Jr. a
Motown ficou conhecida pelo seu próprio som, além de estabelecer ligação com a
comunidade negra local e lapidar seu produto final para que fosse apresentado à
América branca. A habilidade de combinar saborosamente ingredientes musicais em
um som coeso, agradável e com êxito comercial foi a grande jogada da gravadora.
A banda de estúdio foi apelidada de Funk Brothers sendo a essência do som da
gravadora. A bateria (Benny Benjamin) criou uma base rítmica relativamente
simples e ganhou o rótulo de precussor do “groove”. James Jamerson no baixo foi
reconhecido por ampliar o papel do baixo na música popular através de execuções
mais complexas e sincopadas.
The Jacksons: Marlon, Tito, Michael, Jackie and Randy
Parte da genialidade também estava na maneira que os instrumentos eram
combinados, percebendo que suas músicas eram tocadas em rádios que produziam um
som ruim a Motown trabalhou para sua musica superar essas limitações, enquanto
certos elementos da música eram enfatizados outros eram empurrados para o
fundo. No final dos anos 60 as letras também incluíram nas temáticas a
dificuldade de se viver na classe baixa, as guitarras incorporavam o wah wah e
o baixo já era sincopado ao estilo funk (som que influenciaria muitos músicos
na década de 70). Entre seu elenco de músicos estiveram as Marvelettes, Mary
Wells, e o Miracles com seu líder Smokey Robinson, Marvin Gaye, Os Jacksons, e
obviamente Michael Jackson. De 1964
a 1971
a Motown se tornou a trilha sonora de muitos
adolescentes, influenciou muitos artistas da década de 60 e 70 e atingiu ampla camada da América jovem e branca onde alcançando grande
sucesso comercial.
Segue alguns vídeos dos artistas citados.
The Marvelettes - Please Mr. Postman (Motown)
OBS: Tudo que está escrito aqui é um hiper resumo e convém buscar por conta própria muitíssimas outras informações a respeito de cada parágrafo. Formular e responder questões, aprofundar o assunto, ir até as fontes e ampliar o conteúdo lido; é impossível abarcar todas as relações entre os fatos que aconteceram num blog, e aliás, o que mais sinceramente me interessa é que a partir disso vocês busquem e construam cada um a sua versão da história do Rock. Pedra que rola não cria limo!
Edinei Fábio de Vale (Funxo)
Edinei Fábio de Vale (Funxo)
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